quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

15º- Oficina Dia: 31.08.2011 Local: CDRH

Na 15º oficina, tivemos um momento inicial para recados, algumas considerações e logo começamos nossos trabalhos. Como partida, pedi para algumas professoras fazerem oralmente o relato dos avançando na prática que haviam entregado a mim em nosso último encontro.
Algumas professoras têm se destacado muito quando o assunto é relato reflexivo de prática e atividades dos alunos, a forma como vêm escrevendo, as observações, as avaliações são bem feitas, ao lê-los, consigo “ver” a aula acontecendo, fora isto as atividades dos alunos são bem organizadas, além de caprichadas; ao contrário, há algumas com dificuldades o teor da mesma, os relatos são deficientes, pois não trazem muitas informações, não há reflexão e avaliação da atividade proposta, há também atividades dos alunos bem carentes de cuidados.
Sendo assim, montei duas duplas, em cada uma coloquei professora que tem se destacado para poder ajudar, contar para a colega como tem feito tanto os relatos quanto a aplicação do avançando.
Usei tal estratégia para que as professoras pudessem trocar experiências e uma aprender com a outra, mas em uma conversa mais próxima. As que estavam com relatos vistos por mim e com outros recém aplicados, puderam usá-los na conversa.
Além de tal trabalho, as duplas também ficaram com a incumbência de ler a seção correspondente e logo após socializar com o grupo todo o teor da mesma.
Depois que tiveram tal tempo, fizemos o grupo maior e a socialização aconteceu. Questionei as duplas se as metodologias de colocá-las juntas para “aprenderem” mais sobre relatos, registros, atividades dos alunos foi produtivo. Então as professoras disseram que sim e fizeram algumas considerações: os pontos que estavam fazendo igual, o que precisavam melhorar, refazer, o que viram de positivo no trabalho da colega e em que precisavam progredir, entre outras considerações.
Após tais considerações, concluiu-se o encontro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário