sexta-feira, 29 de julho de 2011

12º Oficina Data: 06.07.2011 Local: CDRH

Na 12º- oficina detemo-nos inicialmente na leitura e discussão sobre o texto A arte de produzir fome, de Rubem Alves. Através dele constatamos o que já sabemos e o que, acredito, que todo professor busca: despertar no alunado a fome pelo saber, construir, transformar e colocar a máquina de pensar para funcionar.
O cronista foi excelente ao criá-lo, pois metaforicamente, retratou bem os anseios do professor diante da inércia de alguns alunos, e também quando a inércia é resultado de práticas pouco ou nada criativas que despertam nos alunos uma apatia diante da comida- conhecimento- e não uma vontade louca de devorar tudo que está à frente dos olhos.
Após tal momento, fizemos o estudo da TP 5, unidades 17 e 18; os conteúdos abordados nas unidades em questão são nossos conhecidos íntimos, sendo assim a discussão sobre eles foi bem produtiva, além de ágil. Para dinamizar mais a discussão sobre os conteúdos, dei-lhes dicas de como trabalhar com aos alunos de uma forma mais criativa e dinâmica.
Posteriormente fiz com as professoras cursistas a leitura do livro Zoom; foi um momento muito bom, pois elas além de se colocaram na posição de aluno, viram que diante da coerência os saberes, a contextualização, a situação sociocomunicativa, o conhecimento de mundo que cada um traz em si são mais fundamentais a serem desenvolvidos nos alunos do que apenas levá-los a conceituá-la.
Nesta oficina compareceram menos cursistas ainda, principalmente porque estávamos na última semana de aula nas escolas e em pleno fechamento de notas, diários e, em especial, conselhos de classe.
Como não há muitas quartas-feiras disponíveis durante o ano pra remarcar datas, fiz a oficina mesmo sabendo que poderia acontecer o que de fato ocorreu. Então, pedi –através de e-mail - às professoras que não puderam comparecer que trouxessem no próximo encontro uma declaração assinada pelo diretor e coordenador responsável a fim de formalizar a ausência na última oficina do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário