sexta-feira, 29 de julho de 2011

11º Oficina Data: 29.06.2011 Local: CDRH


Na 11º- oficina não entreguei material extra para as professoras cursistas, pois tínhamos muito trabalho a fazer.
Havia pedido na oficina anterior que fizessem um memorial de leitura, então as que realizaram relataram oralmente as memórias para as presentes; foi um momento muito bom, pois tivemos a oportunidade de entrelaçarmos com as lembranças alheias as nossas, além de ser momento de constatarmos o quanto a família, a igreja, a escola, os professores antigos e os amigos influenciaram nossa vida de leitura e escrita. 
Foi maravilhoso ouvir a Aulenita nos contar o quanto o pai os incentivava sendo ainda uma pessoa tão simples e humilde; a professora que adorava um livro que tinha, mas que alguém o destruiu; a Edimery que não teve a presença tão marcante do pai no período da infância por ser ele político e muito atarefado, mas que hoje o vê fazendo o papel tão necessário com a neta; a Sílvia que hoje da aulas na mesma escola em que estudou e que teve até a oportunidade de trabalhar com a antiga professora que outrora lhe deu aula. E assim sucederam-se muitos relatos emocionantes e recheados de vida, de palavras, de livros, de sonhos e pés no caminho para concretizá-los.    
Posteriormente entreguei todos os projetos que havia analisado para as devidas donas, comentei o que precisava ser alterado, fiz algumas considerações e abri a oportunidade de me procurarem individualmente na Semed para poder orientá-las individualmente.
Adotei procedimento semelhante como os relatos reflexivos de prática acompanhado das atividades dos alunos, sendo assim aproveitei o momento e propus às professoras que  os haviam entregue que fizessem a socialização oral das atividades propostas nas salas de aula para nós.
Foi bem valioso o momento, principalmente, porque deu às professoras que não aplicaram as atividades uma visão mais ampliada e criativa de como fazê-la.
Abro um espaço aqui para registrar, e com muito orgulho, o fato de muitas professoras estarem se destacado na aplicação dos avançando na prática em sala de aula e produzindo, juntamente com os alunos, resultados excelentes.
Sempre que analiso os relatos e as atividades dos alunos e faço as devolutivas, aproveito o momento para relembrá-las do futuro portifólio, assim aos poucos vão adequando, arrumando-as para que ele fique bem organizado e apresentável. Uso o meu, quando fiz como professora cursista em 2009, para dar-lhes como exemplo do que ficou bom, mas principalmente do que poderia ter sido melhor.    
Ao fazer a devolutiva dos avançando, tenho tentado deixar um bilhete para cada professora, sempre destacando em primeira mão todos os pontos positivos tanto da execução, dos resultados como do relato reflexivo de prática, e outro aos alunos que se destacaram em algum ponto da atividade.
Neste dia foram poucas professoras, acredito que em virtude do frio que se acentuava e da chuva, então não foram muitas as que tiveram a oportunidade de acompanhar os relatos orais, os memoriais, as orientações e outras pautas da oficina. Mesmo assim foi momento de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário