quinta-feira, 28 de julho de 2011

9º Oficina Data: 01.06.2011 Local: CDRH

Na 9ª oficina a leitura inicial feita foi do texto Equipamento Escolar, de Carlos Drummond de Andrade, através dele percebemos quantas transformações ocorreram na Educação, na escola, com os alunos e até com os materiais escolares com o passar dos anos, além de constatar a questão do consumismo, pois os filhos/alunos a cada novo início de ano letivo exigem dos pais materiais escolares cada vez mais modernos, como se sem fosse impossível estudar. Entretanto, nota-se o contrário, pois  em alguns casos mesmo tendo materiais de última geral à disposição, a vontade de estudar, dedicar-se de fato, deixa a desejar.
A TP em questão traz muitas discussões sobre leitura, letramento, escrita, produção, letramento; diante disto entreguei às professoras uma folha contendo várias frases de célebres escritores sobre leitura, então pedi que escolhessem uma, fizessem a leitura da mesma para o grupo e explicassem o porquê da escolha. Através da apresentação conversamos sobre o poder, função, benefício que a leitura propõe a quem a busca.
Para trabalharmos a T4 – Unidade 13 e 14, dividi a turma em 6 grupos, cada um para determinada seção. Juntas fizeram a leitura e discussão sobre o conteúdo, mas relacionando-o com o filme Narradores de Javé. Para finalizar, houve a apresentação oral e em forma de cartaz para todas as professoras.
Buscando relacionar o filme aos conteúdos, entreguei a todas um registro com algumas falas do filme que chamam mais a atenção, assim puderam relembrá-lo e fazer melhor a atividade.
Através da atividade refletimos sobre a alfabetização, também sobre o letramento e os diversos níveis, conhecimento prévio do aluno, objetivos de leitura entre outros.
Seguem algumas fotos que mostram como ficaram os trabalhos exposto sobre os conteúdos. Posteriormente, através deles, percebi e destaquei o quanto as professoras já evoluíram na confecção de cartazes, o quanto o cuidado, a organização e planejamento é importante ao colocar o texto em qualquer suporte, em especial no papel, além disto frisei também a necessidade das professoras terem o olhar de trabalhar e despertar nos alunados a mesma consciência e saber.















Observação que não poderia deixar de fazer é de que minhas professoras são tão especiais que até preparam-se antes das apresentações orais, pois retocam o blush, rímel, lápis e batom. Vejam só o pique das meninas, em especial da Síliva e Eliane.
         Em seguida, seguem registros das apresentações.













Nenhum comentário:

Postar um comentário