segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

17º- Oficina Dia: 28.09.2011 Local: CDRH

             Mais um encontro!!!
            Muitas propostas foram feitas na oficina anterior às professoras cursistas e que fossem realizadas nesta.
             Propus que trouxessem livros de literatura que tenham sido objeto de leitura e atividade em sala de aula, além de outros que tivessem sido lidos por elas no decorrer da vida. Com tais livros em mãos, deveriam nos falar deles, instigando-nos a lê-los, a usá-los em sala de aula em alguma atividade ou apenas pelo prazer de ouvir a história. Todas as professoras trouxeram alguns e foi maravilhoso sentir-se levada a querer devorá-los.
            A professora Eliane leu, durante muitas aulas para os alunos, o livro Inventário de Segredos, ela deixou-nos curiosas para saber cada história que se emenda à outra; Patrícia trouxe idéia do O carteiro chegou  e Felicidades em poucas palavras; Daniella deixou-nos curiosíssima com duas obras, pois disse que os alunos amaram lê-los – O Mistério das aranhas verdes e O Mistério da coroa imperial -, além de Mariana, A fada que tinha idéias e De cara com o espelho; já Josefa, com o intuito de prender os alunos adolescentes nas linhas do livro, resolveu nos oferecer como dica o livro Histórias para aquecer o coração dos adolescentes. Além destas obras, outras foram mencionadas e que nos abriram o “apetite literal”.
            Passado tal momento agradabilíssimo, passamos para um bate papo descontraído sobre as atividades extras que pedi para que trouxessem. O objetivo era a troca de atividades, além de oportunizar a cada professora a oportunidade de mostrar atividades diferentes, criativas, bem aceitas pelos alunos. Em contra partida entreguei a cada uma inúmeras atividades extras feitas e trabalhadas em sala de aula por mim, visto que no período vespertino lecionou em três turmas de 6º- ano e uma de 7º-.    
            Estes momentos são importantes por vários fatores, entre eles desenvolve no educador confiança no que está aplicando, nas escolhas que tem feito ao elaborar atividades, levá-los também a serem mais pesquisadores, a não limitarem os 200 dias letivos apenas no livro didático, amplia a visão do que é pertinente a esta ou àquela turma, ainda que dos mesmos anos.
Ressalto que todos estes fatores são importantes, pois levam os educadores a trocarem “figurinhas”/experiências com os colegas da mesma área do conhecimento, sentem-se seguro e abertos a outras dicas de como, por que, e o que fazer. Tais momentos são difíceis de acontecer em sala de aula, sendo assim precisam ser iniciados em algum lugar, creio que o Gestar é um ótimo momento para dar início e vazão a isto.
            Aproveitamos tais atividades extras trazidas pelas professoras e outras levadas por mim para fazermos um gancho com a TP 2, unidades 5 e 6, visto que as questões abordadas eram gramática (interna, a reflexiva e a normativa), além de frase ( nominal, verbal), oração, período ( simples e composto). Todos estes assuntos permitiram discussões, considerações, reflexões principalmente ancoradas na prática e vivência em sala de aula.
            A última proposta que fiz é que todas se preparassem para ler para o grupo um texto literário. Tal leitura deveria ser feita de forma criativa e que nos envolvesse. Entretanto, contudo, todavia isto não aconteceu, em especial porque como é final de bimestre e todas estavam abarrotadas se serviço. Então não se prepararam como deveria.  É compreensível!!!!
            Como havia me preparado, fiz a leitura do conto de assombração Maria Angula. Espero que tenham gostado, mas em especial que a filha da professora Edilene ou será Edimery não tenha se assutado, mas sim apreciado o conto, mesmo ele sendo meio “macabro”.






















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