quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

13º- Oficina Dia: 03.08.2011 Local: CDRH

Na 13º- oficina entreguei às professoras uma material bem amplo sobre coerência e coesão, pois são estes os conteúdos mais abordados e destacados nas seções das unidades 17 e 18. Todo material servirá de apoio para estudo individual, assim que sentirem necessidade de ampliarem o que sabem sobre os tópicos.
         Outro material entregue foi cópia da proposta de redação de 2009 da UFGD – Processo Seletivo de Verão -. Tal material enquadra-se com as propostas dos estudos e produções textuais na concepção dos gêneros textuais. Nesta as produções como opções eram: carta, crônica ou conto. Eis o motivo da análise.
          Para então darmos início à oficina, cada professora pegou para si um pirulito e uma citação que foi reproduzida em papel colorido, fizeram a leitura da mesma e juntos refletimos sobre todas.
         O bom destas atividades é presenciar as professoras cursistas, principalmente as introvertidas, verbalizando os pensamentos, trocando saberes e ampliando as visões sobre a vida, a educação e sobre si mesmos.
         Fiz alguns lembretes, pois estávamos voltando das férias e logo fomos estudar e desenvolver as unidades da TP 5. Algumas professoras entregaram avançando na prática que haviam aplicado.
         Para dinamizar o encontro, montei seis grupos, cada um ficou responsável por uma seção, devendo, portanto, lê-la e posteriormente apresentá-la para o grupo maior. Para que não ficasse apenas na oralidade, cada grupo fez atividades dinâmicas e práticas.
         Ressalto que todas as atividades propostas podem ser posteriormente executadas em sala de aula, pois de forma mais lúdica produzem os mesmos objetivos que é o de desenvolver habilidades nos alunos para aprenderem e praticarem no dia-a-dia a  coesão e coerência.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário