quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

21º- Oficina Dia: 07.12.2011 Local: CDRH

Eis que chegou o dia da 1º- apresentação dos projetos elaborados pelas professoras cursistas e executados em sala de aula onde o Gestar II de Língua Portuguesa se fez presente. Estamos na 21º oficina.
Sendo assim, em 07 de dezembro do corrente ano, as professoras: Adriana Fernanda da Silva Andrade, Anaísa Nantes de Araújo Souza, Patrícia Fátima Souza Godoi Balz, Eliane Aparecida Miqueletti, Katiuce Pavão Vieira, Danielle Cordeiro da Silva e Edmery Pereira dos Santos Lima apresentaram brilhantemente todo o caminho e o que colheram durante  a execução dos projetos elaborados e aplicados por elas, conforme uma das exigências do Programa. 
Antes de ser dada oportunidade para que as apresentações individuais acontecessem, fizemos a socialização dos textos “As Pedras Grandes e o Vaso” (autor desconhecido) e “Se”, de Sílvia Costa.
Sobre o primeiro conversamos a respeito do quanto é importante dar prioridades a pessoas, coisas, situações que realmente valham a pena em nossa vida, seja em qual área for.
Enquanto o segundo nos faz pensar em mudanças, em fazermos tudo ou o que for necessário mas de forma diferente, nova, melhor, caso outras oportunidades nos sejam dadas, o que de fato é concedido a nós – educadores - a cada ano letivo que se inicia. O próprio título já nos leva a pensar em situações condicionais. Diante destas, resta-nos apenas uma postura: querer ou não mudar, estar ou não disposto a...
Espero que todas as professoras cursistas estejam - independentes de qualquer ordem, modelo, paradigma, lei e até modismos na Educação - dispostas a se transformarem, assim como o barro na mão do oleiro.
Posteriormente fiz algumas observações importantíssimas a respeito de como montar o portifólio e também o relatório final do projeto elaborado anteriormente.
Citarei abaixo o nome de cada cursista e o conteúdo, gênero no qual o projeto foi elaborado e executado.

Adriana (propagandas).
Os alunos analisaram produções em tal gênero, produziram-nas, viram a gramática internalizada e deram valor ao suporte textual – cartolina -.

Anaísa (diversos gêneros textuais em busca do aprimoramento da leitura e escrita).
Os objetivos maiores do projeto eram desenvolver o pensamento crítico, além de levar os alunos a lerem melhor. Sendo assim, desenvolveu inúmeros gêneros - conto, mito, lenda, biografia, teatro, regras de jogo, paródia, seminário, letras musicais, debate, dissertativo-argumentativo, receitas culinárias, folder, folhetos, HQs, charge, poesia -.
Tendo como fonte de estudo todos estes gêneros leram, interpretaram, produziram alguns dos citados, inclusive jogos embasados no conteúdo gramatical pronomes. A professora valorizou os suportes textuais e também levou os alunos a pensar a respeito de tal questão.    

Patrícia (música)
A professora, mesmo aplicando o Gestar no Programa Mais Educação, fez os alunos pensarem, além de deleitarem-se com melodias presentes em músicas nacionais. Usou o gênero para desenvolver melhor e com metodologia ímpar, mecanismos diferenciados o conteúdo gramatical verbo. Houve grande ajuda da professora responsável pela STE.

Eliane (histórias em quadrinhos e gêneros semelhantes - cartum, charge, tiras -)
Neste projeto a professora contou com várias parcerias, são elas: interdisciplinaridade com a professora de Artes – Patrícia -, a estagiária – Cristiane - do PIBID, além da aproximação e conhecimento da cultura indígena com a Escola Municipal Araporã através da professora Gleiciane.
Os alunos tiveram acesso aos sites da Mônica e o hagaquê com o objetivo de elaborarem as próprias HQs, terem idéias, despertar criatividade, além de usufruírem de textos já criados, em especial, por Maurício de Souza.
A professora ao fazer a avaliação final de todo o projeto ressaltou o fato de que muitas vezes a dinâmica diária da escola dificulta o que se tem planejado para determinada aula, sendo que todas elas no conjunto destoam, enfraquecem, esfriam as propostas. Exemplos de situações que enfraquecem o processo foram: reuniões marcadas de última hora, alunos que não comparecem em dias de chuva, dificuldades de agendamento na Sala de Tecnologia, estrutura física deficitária da sala de aula, falta de apoio, compreensão e companheirismo de alguns professores de outras áreas de conhecimento.
A professora Patrícia fez as mesmas observações com relação à STE e ao fato de muitas vezes não haver total entrosamento com demais parceiros de profissão.
Katiuce (crônicas, contraponto com notícia e conto)
Como o projeto foi aplicado em uma sala da EJA (Educação de Jovens e Adultos), turma em que há diversas nuances, como idade dos alunos, níveis de conhecimento e de vida , realidades sociais, dificuldades e facilidades de aprendizagem, pretensão e objetivos com relação aos estudos bem opostos, torna-se uma batalha fazer acontecer um projeto e com produção de bons frutos.
Levando em consideração tudo isto os objetivos maiores do projeto foram a leitura, produção textual, descobrir as intenções que existem por trás de cada texto, além de dar aos alunos a oportunidade de conhecer, comparar, diferenciar os três gêneros citados acima.  

Daniele ( notícias )
Para desenvolver o projeto e a aprendizagem do gênero notícia, foram utilizados os jornais: O Progresso, Diário MS. Eles deram embasamento a todo desenvolvimento desde o início até o fim. Os alunos leram-no, analisaram-no, visualizaram e se apropriaram das características estruturais de tal gênero.
A gramática internalizada serviu como reflexão sobre advérbios, locuções adverbiais e verbos.
Com o intuito de enriquecer o trabalho foi usado também o texto literário Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manoel Bandeira. Com este e as notícias foi feito o contraponto sobre o que é texto literário e o não-literário.

Edimery ( memórias literárias  - museu -)
Houve no desenrolar deste projeto várias parcerias, entre elas com a professora de História, a coordenadora poetisa Isabel e o escritor Brígido Ibanhes.
Este trabalho foi riquíssimo do ponto de vista humanitário, pois oportunizou aos alunos desenvolvê-lo e levá-los a pensar a questão social. Isto aconteceu, em especial, porque eles não só visitaram o Lar do Idoso, mas também integraram-se na realidade de todos os idosos lá presentes. Puderam conversar, levar lembrancinha e cartinhas, trocar experiências com quem lá estava e saírem abastecidos.
Foram trabalhados durante a execução do projeto os gêneros: seminário, teatro e lenda. O último foi desenvolvido visto ele ter sido desenvolvido em agosto, mês do Folclore.
Os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com linguagem diferente ao assistir o filme Diário de uma paixão. Além de toda diversidade de oportunidades, fizeram também visita aos pontos turísticos de Dourados, acompanhados da professora Edimery e da de História. Tal visita foi publicada no jornal local.
Depois de todas estas apresentações, dei por encerrado nosso encontro, mas ficamos com um gostinho de quero mais que será sanado na próxima quarta-feira.   
       

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