segunda-feira, 11 de abril de 2011

2º- Texto Reflexivo

Com que suporte eu vou...

Quando a discussão é gênero textual nos deparamos com uma gama bem extensa sobre o que dizer a respeito e a ele relacionado, podemos comentar que são os diversos gêneros existentes em nosso mundo moderno- sejam orais e/ou escritos -, são em outra mão as sequências tipológicas que aparecem nos gêneros, é também a heterogeneidade de sequêncais em um só gênero, sem falar também dos suportes textuais que o sustentam.
Neste último caminho a ser seguido ou a ser estudo nos vemos com inúmeros pontos de interrogação na cabeça, na ponta do lápis, e principalmente nos momentos de análise e classificação de um gênero.
Surgem tantas indagações, persitem tantas dúvidas porque o assunto ainda é muito amplo e cheio de pensamentos contrários.
Por várias vezes na cabeça do professor fica a pergunta que não quer calar "isto é gênero" ou "isto é suporte"?
A mesma pergunta me faço e muitas cursistas também a fazem a si e a mim, e eu, é claro, a faço a todos: à minha professora tutora, às amigas professoras tutoras e aos sites que encontro no mundo virtual e aos livros, entretanto pouco encontro que tiram minhas dúvidas e me dão certezas.
É sinal de que há muito o que estudar, estudar, estudar!!!
Até o momento percebo que o suporte é um dos norteadores que devemos analisar para classificar um gênero. Não é o único, mas é um dos e  um mui importante.
Importante porque através do suporte usado em determinada situação de produção, a classificação do gênero poderá ser alterada, e isto sim, faz toda diferença.
Um mesmo texto em um suporte é tal gênero, em outro um novo gênero.
O exemplo mais claro, até então,  que a TP 3 nos traz sobre o assunto é com relação aos textos do gênero científico " Quando os textos do gênero científico aparecem em revistas não científicas, em jornais, em manuais ou em livros didáticos, dizemos que são textos de divulgação científica. Verificamos, assim, que o veículo  utilizado para a publicação do texto também constitui um critério para sua classificação: em periódicos de entidades científicas pertencem ao gênero científico; em peródicos não-científicos ou livros didáticos constituem o gênero divulgação científica." p. 62 
Eis então a importância que devemos dar ao suporte.
Entretanto, há outras dúvidas que surgem sobre determinados suportes, se eles são apenas isto ou se são também gênero, como é o caso da mala direta, das placas, das faixas, dos outdoors e por aí a fora.
Como se vê são muitas perguntas e ficamos nos questinando não só com que suporte vou, mas também se vou com este enquanto gênero e/ou suporte.
Um caso que me intrigou tanto quanto a quem o escreveu, foi sobre o portifólio se este é um gênero ou um suporte. Depois de muitas linhas escritas de questionamentos e conceitos do que seja suporte, os próprios autores deixam  a dúvida no ar.
Portanto, deixo em aberto também, pois ainda há muito o que descobrir para então decidir e tirar todas as dúvidas que atordoam a todos nós, em especial a mim.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Portifólio empresarial digital: gênero do discurso ou suporte textual. Disponível em http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v12n2/02Rosangela.pdf. Acesso em: 07.04.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário