sexta-feira, 15 de abril de 2011

4º- Oficina Temática: Gêneros Data: 30.03.2011 Cidade:Dourados Local: CDRH

GÊNEROS EM QUESTÃO

Em nosso novo encontro tudo transcorreu , como sempre, em paz ainda que em meio a correrias, pois sempre temos muito o que fazer e o tempo necessário parece se diluir no próprio tempo.
Para entrarmos no clima de um novo tempo de estudo, lemos e discutimos o texto "Uma história comovente", da Irmã Helen P. Mosla.
A leitura nos possibilitou caminhar por lugares extremamente parecidos, senão semelhantes aos que vivemos em sala de aula, lugar em que tudo acontece muito velozmente, com tantas situações inusitadas, impensadas, pensadas, comuns, bem anormais, mas que sempre exigem do (a) professor(a) uma postura e esta, na visão de todos, deve ser a melhor e mais bem acertada sempre.
Posterior a tal momento de reflexão, dei alguns informes, lembrei-as das atividades que algumas precisavam entregar, fora outras questões burocráticas, como acontece em todas as oficinas até agora, conforme relatei na 2º-.
Aproveitando o momento e para solidificar ainda mais o desenvolvimento e responsabilidade com o Gestar II de Língua Portuguesa e tudo o mais que o Programa exige, entreguei a todas também um contrato didático especificando ainda mais quais os deveres e direitos do professor cursita.
Tal contrato conta com a assinatura do professor cursista, minha e também da direção da escola, esta última para que a mesma tenha ciência plena das obrigações da professora que está participando do Gestar, além de ter ainda mais nítido a necessidade de dar apoio em todo o necessário para melhor desenvolvimento do Programa na escola.
Tal contrato as professoras deverão devolver no próximo encontro e ficará arquivado até o término deste. 
Seguidamente entreguei-lhes um texto contendo informações sobre o relato de prática ( como fazê-lo, o que constar no mesmo).
Ao discutirmos sobre o texto as professoras não mostraram dúvidas, pelo menos se as tinham, não fizeram, demostraram saber realizá-lo. Agora é esperar e ver como o farão no 1º- Avançando na Prática.
Como parte prática da oficina, separei as professoras em vários grupos e dei-lhes uma pasta com vários tipos de gênero textual. Na atividade, elas deveriam nomear os gêneros dos textos e também dizer os fatores linguísticos e sociais que usaram para fazer tal classificação.
Tal atividade assemelhou-se muito com a que fizemos em nosso encontro em Campo Grande.
Trabalho feito, discussões em pauta, chegou o momento da apresentação de cada grupo para toda a turma.
Através da exposição e da realização da atividade em questão, ao circular entre os grupos e ouvir as discussões, percebi que algumas professoras ainda se confundiam com as formas/meios de se classificar os textos em determinado gênero com a tipologia presente nos mesmos, mas em meio a isto alguns grupos estavam mais à frente em termos de conhecimento nesta área, pois demostraram mais clareza e conhecimento ao classificar determinado texto levando em consideração, em especial, a função/objetivo de cada um.
Além de fazerem tais referências, comentavam também as dúvidas que surgiram, pois perceberam outros gêneros dentro de outro, então diante disto, escolheram por falar de apenas um em especial, deixando outros sem comentar.
Fora todos estes questionamentos e atividades, no momento em que os grupos apresentavam os trabalhos, aproveitamos o ensejo e conversamos também sobre os tópicos abaixo:
. competência sociocomunicativa;
. gêneros textuais;
. fatores determiantes ( linguísticos e sociais) dos gêneros;
. situação de produção;
. escolhas lingúísticas nos textos (oral e/ou escrito);
. práticas ( sociais e discursivas);
. suporte textual entre outros.
Deu para perceber até o momento, que a unidade acima mencionada, é de suma importância, pois traz todas as informações, conhecimentos, a base para então desenvolvermos os saberes com relação aos gêneros textuais e tudo o que a ele se agrega ou é inerente. 
Sendo assim, pedi às professoras que relessem novamente a TP 3 Unidade 9 e 10.
Assim foi mais um encontro e como todos os encontros esperamos pelo próximo, aos poucos estamos nos envolvendo neste caminhar que tem muito a nos oferecer e também a exigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário