terça-feira, 22 de março de 2011

3º- Oficina Temática: Relatório e TP 3 Unidade 9 Seção 1 Data: 16.03.2011 Cidade: Dourados Local: CDRH

DE TRILHO EM TRILHO


Ainda nosso trem não está perfeitamente nos trilhos, mas a caminho.
Aconteceu nossa 3º- Oficina no dia 16.03.2011, no CDRH, no horário das 07.30 até 11.30horas.
Digo que nosso trem não está totalmente nos trilhos porque até então há professores se inscrevendo e chegando pela primeira vez. Sendo assim, passam por todo processo: entrega de fichas, entrega de kits e do material da oficina anterior, algumas informações, conferência de e-mail e contatos e por aí a fora.
Mesmo diante de todas as situações a serem superadas e que com o tempo vão se diluindo, o trem está sendo colocado nos trilhos um a um.
Nesta oficina a maioria das professoras cursistas já estavam com os seus kits e ja tinham como horas de estudo individual  o estudo da TP 3 - Unidade 9 e 10 - que eu havia passado na oficina anterior. Sendo assim já estavam cientes do que iríamos tratar.
Depois de resolver questões descritas no 4º- parágrafo, fizemos a leitura do texto Desabafo de uma Mulher Moderna  em comemoração ao dia 09.03. Através dele tivemos um bate-papo bem pertinente à nossa condição de mulher na sociedade atual em pleno mundo pós-moderno.
Como o tema transversal da TP em questão é trabalho, lemos e analisamos alguns textos nesta temática, entre eles  Dança do Desempregado (Gabriel, o Pensador) e Perguntas de um Operário Letrado ( Bertold Brecht).
Houve uma troca muito importante e pertinente com relação aos textos, algumas professoras cursistas participaram oralmente e de forma bem construtiva, mas muitas ainda estão bem retraídas, mas, sem dúvida, a cada dia mais e mais participações florescerão.
Através destas  leituras e com perguntas direcionadas surgiram reflexões sobre gênero textual, situação de produção, tipo textual - sequência tipológica -, intertextualidade entre outros conhecimentos.
Fazendo um elo de ligação com  o tema da TP 3 conversamos sobre a questão trabalho, sobre qual visão   nós  e os alunos temos do assunto; seguidamente, relacionamos o conceito de trabalho com a linguaguem, que é o propósito maior da TP.
Sendo assim, vimos um slide em que as figuras estavam, de alguma forma, mostrando que a linguagem também exige de nós muito trabalho, dedicação, empenho, tempo, força - de vontade-, mas como todos os outros que são remunerados também nos propicia a colheita de bons frutos, assim como o salário.
Passado tal momento lemos o texto Educar é contar histórias, de Claudio de Moura Castro
( Revista Veja, 10 de junho, 2009, p.300).
Através das linhas e palavras ali traçadas e lançadas, conversamos sobre a visão do articulista sobre as narrativas interessantes, a contação de história, a contextualização, a concretude e posterior abstração do conhecimento.
O texto foi bem apropriado e abriu a porta para a atividade em dupla que se seguiu. Pedi-lhes que fizessem um produção de texto tendo como base as figuras que lhes dei. Primeiramente mostrei todas elas e pedi que me dissessem qual o tema proposto, logo de imediato lançaram o tema Família, como de fato o era.
A proposta foi que produzissem um texto escrito, mas não lhes dei situação de produção, ao contrário forneci apenas o tema e pedi que fizessem um texto narrativo, mais nada.
A maior parte das professoras acharam um caminho rápido e se puseram a lançar palavras no papel, fazendo verdadeiramente um trabalho.
Ainda não tive acesso a todos os textos, pedi-lhes que  os digitassem e os trouxessem em nosso próximo encontro.
Com as produções em mãos, as duplas lerão os textos produzidos e, então,  discutiremos as facilidades e as dificuldades que acharam ao fazer tal atividade, além de lincá-la com a prática em sala de aula, sendo um momento bom para reflexão de diversos conceitos: gênero, tipologia, situação de produção, linguaguem não-verbal e outros mais.     
Propus a atividade desta forma pelo fato de que muitas vezes fizemos e/ou ainda fazemos algo parecido com os alunos, não lhes dando nenhum norte.
Sem tal direção, os alunos produzem o que querem e bem entendem, e nós - enquanto isto - cobramos também o que nos vêm à mente, em diversas situações  são cobranças pautados em uma direção certa, mas em outras algo ao léu.
Como o tempo já se adiantava, a oficina deu-se por concluída e esperamos nosso próximo momento.  




















Um comentário:

  1. Olá Lígia,
    Muito bom o seu trabalho. Também estamos recebendo cursistas ainda... Eu não estou tão disciplinada quanto você que está postando tudo em detalhes... Parabéns...

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