sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Desafios...

Antes mesmo desta semana, a anterior foi de decisões, de tomada de postura, de mudança de caminhos... mas importante para que esta, em especial, acontecesse. E aconteceu!
Durante todo o período de cinco dias que passamos juntas, foi tempo precioso, pois, em primeiro lugar, pudemos nos conhecer, fazer novas amigas,  além de perceber que todas estamos em barcos ainda que diferentes, uns maiores, outros menores, coloridos ou não, mas em comum navegamos no mesmo mar.
Foi um tempo de troca, de descobertas, de afirmação sobre o que sabemos, de aprimoramento do que já temos em nós, mas sobretudo de muitos desafios, medos, inseguranças, mas de uma certa dose de coragem que tende a aumentar a cada encontro.
Para mim, em especial, foi de suma importância, pois como já havia feito o Gestar II como cursista, fui um tanto preparada, pois já tinha um pouco o norte das coisas, mas estava ansiosa para saber o que ainda estava oculto ou nebuloso.
Neste  ponto percebi que minhas perguntas, algumas fora de hora e além, proporcionavam nas colegas mais insegurança, medo, mas também não podia deixá-las de fazer, pois eram as que me inquietavam e não sabia qual o momento oportuno, brotavam simplesmente e as colocava pra fora.
Creio que esta ansiedade aconteceu, pois quando fiz o curso, constatei que ele é bem exigente  e profundo, com muitas dicas de como trabalhar em sala de aula, então queria saber como conseguir isto, como montar as oficinas da forma, nos moldes que a minha formadora fez.
O meu medo existe, principalmente,  porque não tenho tanto conhecimento de computador, Internet e suas ferramentas.
Diante disto, esperava ainda mais da nossa preparação, mais prática, oficinas.
Com relação aos novos conhecimentos, o que mais me chamou a atenção foram os conceitos e termos: multimodal - que até então conhecia por outro nome-, transposição, retextualização e intertextualidade. Da forma como foi trabalhado não me lembro de ter ouvido falar, então aprendi mais. 
Não poderia me esquecer também da cama de gato que nos proporcionou o texto  sobre o cão quando fazíamos a análise dele refetindo sobre gêneros  e tipos textuais. Situação complexa e que precisamos nos preparar, pois certamente algo semelhante poderá ocorrer conosco em nossas oficinas.
Tudo foi muito importante, creio que a troca de experiências, colocar a mão na massa, posicionar-se como um professor-cursita é muito importante, pois assim saberemos como agir  e ajudá-lo.
Nossos encontros precisam nos preparar para tais momentos, creio que estamos neste caminho, se porventura não estivermos e nos perguntarmos "E agora, José?", a resposta exitirá na força, na união do grupo que estará disposto a se ajudar.

2 comentários:

  1. Estou gostando do blog, estes textos também são um norte para a recondução do trabalho. Nossos próximos encontros serão mais diversificados.
    Um abraço

    Tamar Rabelo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Blog é muito bom ver sua força de vontade Professora Ligia, me faz pensar que ainda é possível inovar e acreditar na Educação Brasileira!

    Sílvia Ananias Onório Ribeiro

    ResponderExcluir